Pierre Lévy – Sesc/SP – #3

desculpem a demora! muita coisa, pouco tempo… aquela combinação básica paulistana! o bacana é que o Pierre Lévy enviou o material dele da palestra, só posso agradecer a este gênio de extrema doçura e simpatia em compartilhar o próprio trabalho com todos!
Pierre Lévy é D+!!!

.

cyberspace_evolution

a evolução do ciberespaço

[de baixo para cima]

1950 – era a memória do computador, o endereço era definido por bits. sistema operacional, linguagem de programação. a “comunicação” dava-se através do sim|não, do 0|1. era necessário saber os endereços para buscar a informação, memória direcionada.

1980 – era do protocolo de internet, o endereço era do servidor. roteadores, computadores pessoais e interfaces amigáveis, início das comunidades virtuais e da convergência para a mídia digital.

1995 – era do endereço da página, da ligação entre os documentos, dos links. mecanismos de busca, navegadores, esfera pública e multimídia global.

2015 – era da intercomunicação de ideias através da semântica (USL e IEML – endereço do conceito). sociedades colaborativas de agentes semânticos, computação centrada no sujeito. será o crescimento da inteligência coletiva, aumento dos sentidos.

.

toward_ci_science

rumo à ciência da inteligência coletiva

não é tudo que acontece no ciberespaço, se você tiver uma dor de dente ainda deverá ir ao dentista, mas você poderá buscar o dentista no ciberespaço, você vai ser “informado” através do ciberespaço.

existe uma inteligência coletiva, mas ainda não é uma inteligência coletiva que faz reflexão sobre suas ideias/pensamentos. o coletivo ainda não é reflexivo.

atualmente, {na Web} as representações da sociedade são fragmentadas: política, economia etc. no futuro o ciberespaço será um observatório, um espelho digital do inteligente coletivo.

.

ieml

IEML – cartografia da inteligência coletiva {paper de Pierre Lévy sobre o tema}

significado das representações:

linhas: significado cheio / cortado

linhas: significado cheio / cortado

linhas: significado de cada uma das posições

linhas: significado de cada uma das posições

baseado na dialética virtual: + virtual | + atual

baseado na dialética virtual: + virtual | + atual

baseado na dialética virtual: + sinal | + significado | + referente

baseado na dialética virtual: + sinal | + significado | + referente

este foi o fim da apresentação.

nesta hora, dos significados, significantes, representações, a coisa e afins tem que conhecer mais sobre o trabalho de Pierre Lévy e outros autores do Inteligente Coletivo. Mas a idéia é termos uma “linguagem” que seja melhor que _todos_ (homens e máquinas, de todos os lugares, tipos, culturas, graus de conhecimento e capacidade etc) possam se entender. vale a pena ler o paper indicado que explica melhor esta linguagem proposta, o IEML.

como eu havia dito, o próprio Pierre respondeu muito gentilmente ao meu email e enviou o link da palestra. é uma palestra muito maior do que a que ele fez efetivametne no sesc-sp, provavelmente tem o material usado em Porto Alegre no FIC 2009, portanto tem mais diversão ainda! a indicativa é que sempre usemos o material com os devidos créditos, combinado?!

Toward a Civilization of Collective Intelligence
Prof. Pierre Lévy, FRSC, CRC
University of Ottawa

***

enfim, é isso! o ciclo era digital continua, nova palestra: dia 01/set – sesc consolação.

quem gostou do tema, tem mais diversão!

bjs,
ana laura

Sobre

Autora, consultora Adobe, colaboradora do Escritório Brasil W3C, palestrante e instrutora. Áreas: Design Gráfico, Web e DPS.

Marcado com: ,
Publicado em Comportamento, Eventos, Mídia social, Web
assinar newsletter

* campos obrigatórios

Últimos Tweets
  • webD+: Design Responsivo – para quem acha que é modinha… http://t.co/71HQKBcC 2 anos ago
  • Amei de paixão! Sir tim berners leena abertura dos jogos olímpicos!! 2 anos ago
  • webD+: Editor de código gratuito Adobe – Brackets http://t.co/cOJluvmJ 2 anos ago
  • webD+: Resultado do premio Todos@Web http://t.co/oWylctIt 2 anos ago
  • webD+: Tela sensível ao toque com botões de verdade http://t.co/JljT1Mty 2 anos ago

Follow Me on Twitter

Powered by Twitter Tools

Google ADS