Deixe seu recado
+5511-3582-4187

desenvolvedor web freela

este é um assunto muito interessante e abordado de uma forma muito clara e objetiva por Glen Stansberry nesse artigo.

fica aqui a tradução de uma parte muito importante, o começo…

apenas comece
o começo é a parte mais difícil para muitos desenvolvedores web que não possuem muitos clientes.
a coisa mais importante é lembrar que, sem clientes não há trabalho. é muito fácil ficar preso a coisas como construir seu site portfolio, brincar com ferramentas modernas e outras tarefas semi-importantes. o mais importante é começar a trabalhar com pessoas e receber propostas.

eu descobri que começar com um nicho de mercado é a melhor forma de começar a construir uma carreira freelance de sucesso. por exemplo, minha especialidade é trabalhar com sistemas de gerenciamento de conteúdo como Drupal e WordPress. comecei a tentar achar trabalho apenas nessas áreas para que eu me tornasse um especialista em customizar sistemas de gerenciamento de conteúdo.

se você é um designer, poderá tentar tornar-se um especialista em um nicho do mercado de design também.
design de comércio eletrônico, bogs de design, backgrounds para twitter. tornar-se um líder em um nicho significa que você será capaz de aumentar a demanda. aumentar a demanda por seus serviços ao ponto de você poder escolher seus clientes, cobrar mais e, por fim, ter melhores experiências como freelancer.

+ dicas  (resumão):

  • você não precisa saber TUDO,
    nem ter domínio completo de uma linguagem e programação…
    se pintar um projeto que você não sabe como chegar ao fim, tudo bem, verifique sempre a possibilidade de aprender fazendo. tome apenas o cuidado de saber o mínimo para não deixar o cliente na mão…
  • experimente trabalhar com clientes:
    comunicação – saiba comunicar-se com seu cliente e outros pares do projeto. seja sempre transparente.
    anúncios – anuncie somente até onde você “se garante”. investir em um bom cliente para ganhar um testemunho de peso é a melhor propaganda.
    disciplina – seja extremamente disciplinado. esteja atento e cumpra todos os prazos. sem preguiça. lembre-se que você não deve trabalhar 24h.
  • seja honesto consigo e com seu cliente
  • o poder do testemunho – a melhor propaganda é aquela que seu cliente faz de você. faça o melhor trabalho para que seu cliente o recomende para outras pessoas/empresas.
  • o portfolio – é muito importante, mas não é questão de vida ou morte. desenvolver seu portfolio não pode atrapalhar o desenvolvimento de sua reputação com os clientes.
  • aprenda a cobrar – gerencie as contas, dê opções de pagamento conforme a entrega para fazer fluxo de caixa. não cobre nada de surpresa, combine sempre, tudo antes. faça o projeto.
  • faça marketing com seus serviços, dê aulas e dicas, torne-se uma referência.
  • saiba cobrar – às vezes, vale a pena cobrar menos de um cliente poderoso para ganhar nome e projeção.

    lembre-se: é fundamental trabalhar com clientes, principalmente para aprender a construir excelentes relacionamentos profissionais.

bjs,
ana laura