Deixe seu recado
+5511-3582-4187

Por um dia da criança sem discriminação e preconceito

esta notícia me chamou atenção:

outdated gender roles because boys and girls were shown playing with different types of toys, whereby the boys were portrayed as tr isto para porand the girls as passive

(papéis de gênero desatualizados porque meninos e meninas aparecem brincando com tipos diferentes de brinquedos, sendo os meninos retratados como ativos e as meninas como passivas.)

logicamente fui na loja citada para ver, e de fato a menininha é princesinha e o garotão é o super herói. custava colocar uma garota com uma fantasia de mulher maravilha? até quando vamos reforçar este modelo de mulher submissa e homem machão?

crinças usando fantasias

será que nossas lojas também reproduzem o modelo menino-azul e menina-cor-de-rosa?

as lojas tradicionais sim, as lojas com brinquedos educativos não!

parece brincadeira, mas é isso mesmo. tem mil formas para se pensar nesta história… algumas:

• facilita escolher para meninos/meninas, mas faz sentido? estamos falando de brinquedos, não de roupas! ao menos um monte de brinquedos está repetido nas duas seções. apenas uma loja (trikids) que é só de boneca e tudo rosa para as meninas (como se nós não gostássemos de outra coisa). e quando os irmãos são um garoto e uma garota, eles não vão nunca brincar juntos? e como ficam as diferenças na escola, eles vão ser eternamente segregados? ah tá, depois eles casam e vivem felizes para sempre… sei…

• o modelão princesa/machão já não cabe mais no mundo de hoje, nem no de amanhã. já tem tanto estudo, tantos casos, tanta falação sobre o tema… somos iguais! todos temos que ser fortes quando adultos e também muito meigos, homens e mulheres. não devemos impor papéis na sociedade baseado no gênero do indivíduo, devemos sim semear o respeito às diferenças dos gêneros sem discriminação. o preconceito e a discriminação aparecem nos detalhes, precisamos ficar atentos.

• não quero dizer com isso que devemos criar filhos homossexuais, minha preocupação é criar filhos livres de preconceitos. falo isso abertamente pois não tenho uma religião que me diz que ser homossexual é pecado e nem estou num país onde o homossexualismo é crime. nossos filhos, futuros cidadãos, alguns governantes, outros formadores de opinião e que também serão pais e mães (ou não) devem ser educados para achar que o amor é lindo – sempre – simplesmente porque é!!!

crianças no parquinho _ criança no camping

enfim… somos diferentes, mas somos iguais!

pense nisso quando for criar produtos para crianças ou simplesmente comprar um presente para uma!

sites pesquisados: rihappy, pbkids, brinquedos laura, trikids, ABCbrinq, pindorama, trenzinho, fábrica.

bjs,
ana laura

http://www.pindoramabrinquedos.com.br