Deixe seu recado
+5511-3582-4187

Início de carreira – organização

prateleira vazia

Estar começando é sempre uma alegria e também um desespero!

Você tem todo o mundo para conquistar e descobre que não tem armas: seu portfolio está vazio…

É uma sacanagem, na verdade. Se é o primeiro emprego, como ter um portfolio? Fácil: invente um! Basta imaginar que todo mundo faz rascunhos. Estes rascunhos são os primeiros trabalhos. Humm trabalhos? Então são o seu portfolio.

Este é um assunto recorrente em sala de aula e fora dela também. As dicas aqui são uma adaptação para projetos web do que o abduzeedo escreveu para design. Tomei a liberdade de dividir o tema em partes, para poder dar umas dicas a mais e específicas desta nossa área. Bem, isso posto, vamos ao primeiro tópico: organização!

prateleira arrumada

Seja organizado.

Simples assim. Um amigo já dizia: “o sucesso de uma empresa depende de sua organização”. Verdade.

Esta vale para todo mundo, designer, webdesigner, programadores, digitadores, operadores de micro…  Organize as coisas no seu computador (ícones, atalhos, pastas e arquivos). Separe o que é trabalho do que é burocracia. Eu tenho o vício de criar para todo projeto, além das pastas que o trabalho exige, uma pasta “lixo” e outra “memória”. A “memória” guarda os arquivos originais do trabalho, projeto e fotos em alta resolução, por exemplo. A pasta “lixo” guarda o que irá para o lixo, apenas ao final do projeto, pois uma ideia encostada pode ser útil mais tarde. Só jogo fora depois que tudo acaba e pode ser até que nem jogue, pois posso aproveitar ideias antigas em novos projetos.

Além de manter suas “tralhas” organizadas, organize a você mesmo, organize seu tempo. Ele é o seu bem mais precioso e deve ser organizado meticulosamente, pois a parte mais fácil é fazer, agora andar atrás de inspiração e  novidades, treinar, melhorar técnicas, adquirir novos conhecimentos… ah isso é que toma tempo!

Algumas ferramentas para ajudar:

Por hoje ficamos por aqui, amanhã tem mais!

bjs,
ana laura

Seja organizado.
Um amigo já dizia: “o sucesso de uma empresa depende de sua organização”.
Verdade.
Organize as coisas no seu computador, pastas, arquivos. Separe o que é trabalho do que é burocracia.
Eu tenho o vício de criar uma pasta “lixo” e outra “memória”. A memória guarda os arquivos originais do trabalho, projeto e fotos em alta resolução, por exemplo. O lixo guarda o que irá para o lixo, apenas ao final do projeto, pois uma ideia encostada pode ser útil mais tarde.
Além de manter suas “coisas” organizadas, organize a você mesmo, organize seu tempo. Ele é o seu bem mais precioso e deve ser organizado meticulosamente, pois a parte mais fácil é criar, andar atrás de inspiração e  novidades, treinar, melhorar técnicas, adquirir novos conhecimentos… o suor é que toma tempo!
aqui umas ferramentas para ajudar

organize seu micro: