Deixe seu recado
+5511-3582-4187

Investimento em publicidade online nos EUA é recorde

O investimento em publicidade na internet nos Estados Unidos chegou a US$ 21,2 bilhões em 2007, o que aponta um crescimento de 26% em relação ao período anterior, conforme relatório anual de receitas com propaganda do Internet Advertising Bureau (IAB) e da PriceWaterhouseCoopers. Com isso, a mídia online ficou na frente de rádio, o que já era esperado por analistas, mas também deixou para trás a televisão por assinatura, que teve receita de US$ 20,9 bilhões com publicidade.

“Apesar das incertezas da economia, em 2007 atingimos o 13º trimestre consecutivo de recorde de investimentos em publicidade online. A propaganda interativa não é algo para o futuro, mas para o momento e já representa um componente importante e crescente da publicidade norte-americana”, analisa David Silverman, sócio da PricewaterhouseCoopers, em comunicado divulgado à imprensa ontem, 15 de maio.

“O crescimento constante atesta a vitalidade da mídia online”, diz Randall Rothenberg, presidente do IAB, no mesmo documento. No primeiro trimestre de 2007 os gastos com publicidade na internet foram de US$ 4,9 bilhões, ao passo que no último tri o número subiu para US$ 5,9 bilhões.

As verbas de publicidade online seguem concentradas num grupo de 10 sites, como Google, Yahoo, Microsoft, AOL, IAC e News Corp., com 69% dos gastos. Se considerados os 25 maiores, a margem sobre para 80% e se formos para o Top 50, chega a 89%.

Dentre as categorias, os links patrocinados são os mais comprados, com 41% da verba. Banners representam 34% enquanto os vídeos atraíram apenas 2% da verba.

O varejo continua efetuando os maiores gastos em publicidade online, com 45% do total, seguido pelo setor automotivo, com 21%, lazer (13%), entretenimento (9%) e produtos embalados (8%).

Fonte :  MM On line