Deixe seu recado
+5511-3582-4187

“novas” experiências – mobilidade e realidade aumentada

revista proxxima – http://proxxima.digitalpages.com.br/

folheando a proxxima de nov/dez 09, vi a chamada sobre a realidade aumentada…

proxxima_realidade_aumentada

confesso que achei estranho… para quem acompanha a martha gabriel e aplicativos online e a plataforma layar, isso não é “vai dar” ou “não vai dar”, já deu e está sendo usado. ponto. vai mudar, melhorar, com certeza, ser mais usado ainda. é assim com todas as teconologias. elas são disponibilizadas, caem no gosto de quem usa e de que cria e então evoluem, e muito, vide o twitter. no caso dos aplicativos móveis, o que seria legal que acontecesse é serem mais universais, e não restritos à “meia dúzia” que possui aparelhos sofisticados… ou (mais legal ainda) que o preço dos aparelhos fossem mais acessíveis!!!

na mesma revista, umas páginas adiante, surge a notícia de que …

“a mobile marketing association cria novos formatos e especificações de publicidade para o setor”

ao verificar o conteúdo: alturas e larguras, em pixes, destes novos formatos! era o bom e velho banner!! olha que coisa de maluco!!

modalidades:
mobile web banner (imagem estática), wap 1.0 banner (imagem p&b) e anúncio em texto
medidas:
banner X-large (300x50px 5KB_gif|pgn|jpg 7,5KB_animated_gif)[24 caracteres],
larger banner (216x36px 3KB_gif|pgn|jpg 4,5KB_animated_gif)[18 caracteres],
medium banner (168x28px 2KB_gif|pgn|jpg 3KB_animated_gif)[12 caracteres],
small banner (120x20px 1KB_gif|pgn|jpg 1,5KB_animated_gif)[10 caracteres].

e isso é sério, muito sério… o velho ainda está aí, com força total!! neste ponto, até faz sentido perguntar se vai rolar ou não a realidade aumentada… assim próximos, o (tão) velho e o (tão) novo, faz a gente pensar no assunto… como fica a mobilidade no Brasil? com o custo do aparelho, custo da chamada… quem paga esta conta para que novos modelos de publicidade possam ser criados além do banner? para que a realidade aumentada possa ser mais utilizada por mais pessoas…

outro ponto importante, tem banner mas tem muito mais coisa para se fazer no celular!! muito mais mesmo!! olha isso:

o que realmente importa é ser pertinente! usar um velho conceito e um novo equipamento é sempre o primeiro caminho, é razoável que seja assim, mas não deve ser o único. seja original e criativo, seja pertinente e, especificamente no caso do celular, seja relevante. a conta ainda é cara para despejar no cidadão bobagens inúteis…

bjs,
ana laura